O político que tem a pretensão hoje de se manter no poder executivo precisa conhecer bem os grupos que são simpatizantes a ele, os reais interesses da comunidade ou região em que atua. A pesquisa eleitoral consegue esmiuçar bem a realidade, proporcionando ao candidato uma vantagem considerável, pois ele pode ajustar desde a imagem pessoal (simpatia, liderança, tom do discurso) até mesmo um plano de governo que não está de acordo com os interesses da população.
E como é realizado o trabalho de pesquisa eleitoral? Uma amostra é calculada de acordo com o tamanho da população que será pesquisada. Toda amostra tem uma margem de erro, que tende a diminuir conforme o aumento do número de entrevistas. Após a coleta de dados, as informações são tratadas e um retrato social é apresentado.
A pesquisa eleitoral não deve ser realizada somente às vésperas da eleição. O ideal é que seja feita antes da corrida eleitoral, tempo necessário para ajustar e fazer o planejamento de campanha, e também para entender se o candidato está alinhado com a visão e pensamento do que o eleitor quer para a cidade ou Estado.
Mais informações sobre pesquisas de opinião? Entre em contato conosco (contato@respostaconsultoria.com.br). Vamos tomar um cafezinho.
Flávia Soares
Diretora da Resposta Consultoria