Autor: Flávia Soares
Foto: @Pixabay
Você pode ter em mãos um produto genial e inovador. Mas vale a pena lançá-lo no mercado sem ao menos saber qual será a aceitação do seu cliente? Empresas grandes já se arrependeram e perderam milhões com decisões rápidas e sem critérios. Alguns exemplos são emblemáticos. A empresa de pasta de dente Colgate resolveu lançar uma pizza (a embalagem era idêntica ao da pasta de dentes). O público não recebeu bem a novidade, pois associava o alimento ao produto de higiene bucal. O McDonald´s também tentou lançar uma pizza nos Estados Unidos só que a ideia não foi bem aceita, pois o lanche demorava para ser assado. A Coca-Cola tentou emplacar o refrigerante com café, porém sem sucesso. Todas estas ações, afobadas ou sem planejamento, geraram prejuízos financeiros ou até mesmo impactaram de alguma forma a imagem da marca
Esses e outros casos de insucessos de produtos poderiam ter sido evitados se fossem realizadas pesquisas. Francis Bacon disse uma vez que “o conhecimento em si mesmo é poder”. E com os novos hábitos de consumo hoje da sociedade, cada vez mais empreendedores procuram especialistas para conhecer melhor o comportamento e experiência dos consumidores antes de comprar um produto.
A inteligência por trás das pesquisas tem ajudado empresas a melhorar o posicionamento em relação à concorrência, tornando-as mais competitivas no mercado. Os dados extraídos dos relatórios transformam-se em informações que traduzem o comportamento do consumidor, influenciando, assim, na tomada de decisão gerencial, pois é nesse momento que os gestores têm uma visão fidedigna da realidade do seu cliente ou público que deve ser alcançado. Inúmeros casos conhecidos de produtos, após os processos de pesquisas Qualitativas e Quantitativas e testes, foram reajustados ou recriados a partir do zero, porque não atendiam às demandas dos clientes. A dica é pensar que o sucesso do seu produto está nas mãos do seu cliente.
Até a próxima.
Flávia Soares
Diretora da empresa Resposta Consultoria.