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Empresas grandes ou pequenos empreendedores querem destacar os seus produtos no mercado e com isso obter uma boa margem de lucro. Isso é maravilhoso, ainda mais quando se tem um produto com qualidade. Porém, a primeira coisa a fazer é saber se o seu público aceitaria essa nova ideia e se esse produto teria força para fazer parte dos armários e geladeiras dos consumidores. Por isso, as empresas de comunicação ou agências de comunicação e marketing sugerem um plano de negócios (business plan ou marketing plan) contemplando um investimento em pesquisas de produto.
Veja abaixo duas metodologias que são as mais usadas atualmente na área de pesquisas.
Pesquisa Qualitativa
Levantamento de dados. Qual é a finalidade? Compreender, identificar ou interpretar comportamentos. São pesquisas que usam mais as sensações, pois o objetivo é que, por meio de informações sobre hábitos e desejos de um indivíduo, uma conclusão possa ser feita para a estratégia de lançamento de um determinado produto.
Pesquisa Quantitativa
O nome já diz. Quantidade. Um exemplo bem significativo para ilustrar são aquelas pesquisas por telefone ou nas ruas sobre intenção de votos antes das eleições. A pesquisa quantitativa aponta por meio de números uma posição ideológica, partidária ou até mesmo os dados da população como é o caso do Censo (normalmente realizado num intervalo de 10 anos).
A pesquisa bem interpretada e analisada é a base para o sucesso do produto. Para os empreendedores e pequenos empresários, vale destacar que todo produto depende de uma cadeia que envolve o fabricante, revendedor, consumidor. As análises mercadológicas para o dimensionamento do mercado e venda nos PDVs devem ser contempladas. Também não adianta ter um produto que atenda somente ao consumidor e não corresponda às expectativas do fabricante.